ANTC PRESTIGIA O LANÇAMENTO DA CAMPANHA "CONTAS PÚBLICAS SÃO DA NOSSA CONTA"

A Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC) participou do lançamento da campanha “Contas públicas são da nossa conta”, realizado no Plenário Newton Miranda da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), nesta quinta-feira (31). A entidade foi representada pelo presidente da AudTCE-PA, Elcias Silva, que compôs a mesa de autoridades e discursou em nome dos mais de 8.500 auditores de controle externo.

Durante a fala, o auditor do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) salientou a relevância da iniciativa promovida pela Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros-Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon). “A ANTC se sente honrada em participar deste evento, que se propõe a lançar luz sobre a importância dos Tribunais de Contas no controle dos bens, valores e dinheiro públicos, cuja atuação impacta no bom funcionamento da administração pública brasileira”, frisou.


Foto: ANTC

Elcias destacou a necessidade de disseminar o setor de fiscalização das contas públicas e a imprescindibilidade desse trabalho para o aprimoramento social e político do país, buscando maior transparência e dando espaço para que o cidadão possa contribuir com o controle estatal. “Consideramos extremamente relevante esta campanha da Audicon, que, de forma visionária e sintonizada com o atual cenário de busca pelo aperfeiçoamento das Cortes de Contas, vem realizando eventos desta envergadura, congregando conselheiros, titulares e substitutos, procuradores do Ministério Público de Contas, auditores de controle externo de todas as regiões do país e motivando a sociedade civil a compreender que as contas públicas são, sim, da nossa conta”, ressaltou.

Por fim, saudou os ministros e conselheiros-substitutos representados pela Audicon e anfitriões do evento, pela presteza e compromisso com que desempenham a função judicante, contribuindo significativamente com a construção de uma sociedade mais fraterna, justa e solidária, que seja garantidor de políticas públicas, na busca de um país mais igual e republicano.

O Pará foi o primeiro estado a receber o lançamento da campanha, que foi oficializada pelo presidente da Audicon e ministro-substituto do Tribunal de Contas da União (TCU), Marcos Bemquerer Costa. Compuseram a mesa da solenidade o presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), Stephenson Victer, o presidente do TCM/PA, Sérgio Leão, a procuradora-geral do Ministério Público de Contas do Pará (MPC-PA) Silaine Karine Vendramin, além do presidente do TCE-PA, Odilon Inácio Teixeira, a subprocuradora-geral de Justiça,Cândida Nascimento, e a procuradora do MPC vinculado ao TCM-PA Elizabeth Salame.


Foto: ANTC

Entre as autoridades presentes no evento estavam o conselheiro-substituto do Tribunal de Contas do Amazonas Sérgio Ramos, o conselheiro Nelson Chaves, decano do TCE/PA, os conselheiros-substitutos do TCE-PA Daniel Melo, Milene Cunha, Julival Rocha, Edivaldo Fernandes de Souza e os deputados estaduais Miro Sanova, Carlos Bordalo e Gustavo Sefer. Após a cerimônia, os participantes puderam conferir um painel com a temática "O desafio da fiscalização das contas públicas e a participação ativa da sociedade para o aperfeiçoamento do sistema".


Fonte: Comunicação ANTC (com informações da Alepa).

Imprimir   Email